A influência da Casa Farnsworth é notada quando paramos para ver a quantidade de "casas de vidro" modernistas. Dessas casas, a que mais se destaca é a casa projetada pelo arquiteto estadunidense, Philip Johnson (responsável pela divulgação nos Estados Unidos das obras de Mies van der Rohe e Le Corbusier).
A Glass House
"A Glass House é considerada a principal obra de Philip Johnson. Construida em 1949, foi desenvolvida para si próprio como tese de mestrado, em Harvard. É um dos mais bonitos exemplos do modernismo americano, ainda que nada funcional. O próprio arquiteto se referia a ela como ‘o diário de um arquiteto excêntrico’. Passava longe da cabeça de Johnson qualquer preocupação com a sustentabilidade na arquitetura.
Suas paredes externas são de vidro, a cozinha é aberta e não há divisórias internas. As instalações sanitárias ficam dentro de um cilindro de tijolos, onde fica incrustada a lareira. Suas fachadas são compostas simetricamente o que acentua o conflito com o interior assimétrico perfeitamente visível através dos painéis de vidro.
Atualmente a Glass house é considerada um patrimonio historico, e esta disponivel para visitações."
Philip Johnson.
Glass House vista externa.
Glass House vista interna (podemos claramente observar a semelhança com a obra do Mies).
Biografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_Mies_van_der_Rohe
http://www.ramalholessa.com/port/glasshouse.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário